quarta-feira, 5 de novembro de 2014

VITIMISMO E FRACASSO PESSOAL



Anda deprimida por falta de namorado? Os amigos já não lhe dão a atenção que você merece? Nada dá certo? Por mais que se esforce tudo e todos estão sempre contra você? Aconteceram coisas que destruíram a sua felicidade? Foi perseguido? Comeu o pão que o diabo amassou? Passou por cima de tudo e de todos para chegar onde está e ser o que é?
Então você é a vítima deste mundo!

Quer achar que você é uma fracassada? Quer achar que você é uma rejeitada? Que você não teve nada do que quis?

Mas as condições estão aí. Não é o mundo e as circunstâncias que criam as condições. É você que cria as próprias condições para o sucesso pessoal.

Vitimismo e fracasso sempre andaram de mãos dadas. Você é vítima porque é confortável essa posição. É mais fácil atribuir à vida, às pessoas que não gostam de você, às circunstâncias e às situações, do que admitir que você não foi até o fim, ou que sequer tentou!

Dizem que o pior fracasso é desistir. Mas pior que desistir, é nunca tentar e mais que isso, criar teorias, paradigmas filosóficos para se colocar na posição de vítima e justificar o próprio fracasso pessoal.


A tua vida, neste exato momento, é como se fosse uma folha de papel em branco. Ela é como um caderno. Ela é mais que isso, é um livro que você está escrevendo. Contudo, você olha para este livro e aparentemente já está escrita uma estória que não foi você quem escreveu. Parece que o livro da tua vida tem sido escrito por outros e não por você mesmo.

Agora, vire a página. Não aparece uma folha em branco, se é você quem vai escrever o próximo capítulo?

E enquanto você não escreve a próxima página, você fica folheando as páginas anteriores, assim como o leitor preguiçoso que se detém num episódio anterior da estória e não avança com a leitura.

É muito fácil reclamar, pôr a culpa nos outros, na vida, nos anjos da guarda que não fazem nada por você, apesar das tuas orações. É mais confortável escolher o paradigma de que "não há culpas e nem culpados", que cada um é o que é, porque a vida assim faz, do que admitir que tudo está aí, na tua frente, à tua espera. As possibilidades são infinitas; a responsabilidade é tua.



"A espora é minha; o cavalo é do patrão; Maria reza, Mercedes benze, não fico rico mas me divirto", diz uma frase famosa de pára-choque de caminhão.

Se a espora é sua, é você que conduz a vida para onde você quer que ela vá.

Um motorista, mesmo que não seja "dono do cavalo", não escolhe para onde ele quer carregar, porque o objetivo não é para onde vai. O objetivo é fazer o frete e ganhar a comissão do lucro bruto. Tanto faz se ele vai carregar de Santos para Andradina ou de São Paulo para Fortaleza. A espora é dele, logo, ele escolhe. Não escolhe a localidade; não escolhe pelo critério da distância ou do conforto da viagem. Escolhe para REALIZAR O OBJETIVO. Qual é o objetivo? Fazer o frete e ganhar dinheiro.

A espora é tua. Você risca ela no cavalo para ir para frente.

Mas não né? É mais fácil dizer "não existe nenhuma espora, fui levado a crer que sou capaz de fazer isso, mas na verdade tem alguém que já predeterminou tudo". "Não é possível mudar o destino", diz você...

Você já queria uma fórmula pronta. Gostaria que o mundo e as oportunidades sorrissem para você; gostaria que tudo que tocasse virasse ouro. "Não, estou esperando o Aécio Neves ganhar a eleição, porque ele vai fazer o país retomar o crescimento econômico, e aí vai melhorar, você vai ver."

É, é isso!


Não faça nada! Fique em silêncio. Silencie o ego. Tudo o que estou escrevendo aqui é produto do pensamento. É tudo ilusão. Eu fui levado a escrever isso.

Não. Não faça nada. Entre na sala de Umbanda e peça para o pai de santo fazer um trabalho para você. Os búzios dirão que a tua vida vai mudar. As cartas não mentem. Porque, veja: você já estudou maiêutica socrática?

Maiêutica socrática é assim: qual é contrário de muito ruim? Muito bom não é? Pois, se a tua vida sempre esteve ruim, então qual é o contrário disso? É muito bom, não? Pois, é isso que as cartas vão dizer, que daqui para frente tudo vai dar certo para você. Não precisa fazer nada!

Vitimismo e fracasso pessoal fazem uma bela dupla. Ser vítima é reconhecer o próprio fracasso, mas não se responsabilizar por ele. E fracasso pessoal, é não ter-se tornado si mesmo, ainda que isso seja um vir-a-ser. Mas se você não está fazendo nada, logo, virá a ser nada.

Não! Não faça nada. Espere o Apocalipse chegar; a entrada do terceiro milênio, o Mundo de Regeneração, pois está dito que no mundo de regeneração tudo vai mudar, então para que você vai se preocupar com isso?

Não esquente a cabeça. Ora, se o fim dos espíritos é a união com deus, então mais cedo ou mais tarde você também chegará a deus não é mesmo? Que gente tonta né? essa que se esforça... Parece que estão indo tirar o pai da forca! Você tem várias encarnações para evoluir. Vai atingir a perfeição do mesmo jeito daquele que se esforça.

Não faça nada. Faça meditação, no sofá, na posição de flor de lótus. Há uma lenda que diz que, na posição de flor de lótus, Krishna aparece para você e te abençoa! Não respire nem inspire. Apenas fique em silêncio e permaneça nessa paz: om om om om...

Não tente de novo, pois você vai errar mesmo. Já está tudo pré-determinado: o que tiver que ser será. Se você tiver que ser feliz, é porque já estava escrito; se tiver que não ser, é porque assim tinha que ser. Para que você vai esquentar a cabeça com isso?

Não faça nada. Não é você quem faz. O ego está criando a ideia de que você está fazendo alguma coisa.

Você não é causa e efeito de si mesmo. É a vida que está causando tudo o que você está vivendo e sentido. É deus que causa tudo. Por isso, ele escolheu para você essa vida de fracasso e tristeza, mas foi apenas para te provar, para ver se você vai passar por isso resignadamente.

Não tente mudar. Não faça nenhum esforço. Ore e espere, pois vai chegar a tua hora também. Deus não esquece de ninguém.

"Estou na fila da felicidade; já está quase chegando a minha vez".

É isso! Não faça nada. Deus não esquece de ninguém. Você também é filho de dele! Ele vai te abençoar na hora certa, e do mesmo modo que Jó, você terá tudo restituído em dobro!

Veja os lírios do campo, não fiam e nem tecem, e contudo, deus os veste. Veja os pássaros: eles não semeiam e nem colhem, e o pai os alimenta.

Viu? Está escrito nos livros sagrados. Foram os grandes mestres que disseram isso.

"Mil cairão à tua esquerda e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido".

Feliz é aquele crê na palavra do Senhor, e quem crê, já está salvo.

Então fazer alguma coisa para quê?

Relax... não faça nada. "O senhor é o teu pastor e nada te faltará".

Se você está sofrendo, isso passa! Ah, não liga!

Mas também não reclame depois, culpando os outros, que a tua vida está ruim...






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esse texto