domingo, 8 de maio de 2011

Fundamentos Epistemológicos da Filosofia Advaita de Nisargadatta Maharaj

A Filosofia Advaita de Nisargadatta Maharaj - ou "Filosofia do Não-dualismo"

De acordo com Sri Nisargadatta o objetivo da espiritualidade é saber quem você é, um ponto de vista que ele expôs nas conversas que deu em seu humilde apartamento em Khetwadi, Mumbai , onde um quarto “mezzanine” foi criado para ele receber discípulos e visitantes. Esta sala também foi utilizada para o cânticos diários , bhajans (canções devocionais), sessões de meditação e discursos.

Ele falou sobre a "forma direta" de conhecer a realidade final, na qual se toma consciência de sua natureza original através da discriminação mental, um método que é comum aos professores do Sampradaya Navnath. Esta discriminação ou mental Bird's, o caminho ('Vihangam Marg"), também foi apresentado pelo seu discípulo, Sri Ranjit Maharaj, em que o auto-conhecimento adquirido é como um pássaro pulando facilmente de galho em galho, ao invés de lentamente, em seu caminho, ir ao encalço da árvore como uma formiga, como no "Marg Pipilika”. Aqui o discípulo atinge diretamente a verdade, sem perder tempo em longas sessões práticas que o levaria ao objetivo final, muito lentamente. Ele propôs a utilização da sua faculdade mental de romper com o irreal para o real, e que, é falsa a identificação da mente com o ego. De modo que simplesmente ouvindo e pensando constantemente sobre o que o mestre ensina, é mister saber que "Você já é Esse".
O estilo comum de ensino dos mestres Sampradaya Inchgiri (começando com Shri Bhauseheb Maharaj) aos devotos indianos consistia em o Mestre selecionar um trecho de um texto tradicional no Advaita Vedanta, mais comumente Dasbodh de São Shri Samarth Ramdas (bem como a "Yoga Vasishtha", "Saachara" de Sri Shankaracharya, e os "Ecknati Bhagwat" de Saint Ecknath), e explanar sobre o significado e alcance da referida passagem selecionada. Nisargadatta Maharaj, Ranjit Maharaj e ambos se desviaram deste formato formal dando discursos informais para o benefício de devotos ocidentais, que não têm acesso a Dasbodh ou a outros textos, e que não estavam familiarizados com as tradições e os costumes indianos.
Muitas das palestras de Nisargadatta Maharaj foram gravadas, e essas gravações constituem a base do I Am That e todos os seus outros livros. Suas palavras estão livres de armadilhas retóricas, culturais e religiosas, e o conhecimento que ele propõe é despido de tudo o que é desnecessário.
Os ensinamentos de Nisargadatta se baseiam na Vedanta Advaita - interpretação da idéia Advaita Tat Tvam Asi , literalmente "Isso és Tu" (Tat = "Divindade", Tvam = "Você", Asi = "são") que significa que todos são, realmente, a Divindade (há quem pense o contrário). Ele também tinha uma forte devoção e zelo para com o seu próprio guru, e sugere o caminho da devoção, Bhakti Yoga, a alguns de seus visitantes, assim como ele acreditava que o caminho do conhecimento, Jnana Yoga não era para todos.
De acordo com Sri Nisargadatta, nossa verdadeira natureza é perpetuamente pacífica e livre-consciência -  no Hinduísmo é conhecida como Brahman . A consciência é a fonte, mas é diferente  do pessoal, do individual,  que está relacionado com o corpo . A mente e a memória são responsáveis ​​pela associação com uma entidade particular, e a consciência existe antes da mente e memória. É apenas a idéia de que somos o corpo que nos impede de viver o que ele chama de "essência original", o Verdadeiro, no hinduísmo referido como Atman.
Ele descreve essa essência tão pura, livre e imune de tudo que ocorre. Ele compara-o a uma testemunha silenciosa que observa através dos sentidos do corpo, mas não é movido, seja para a felicidade ou tristeza, com base no que vê.
Para Nisargadatta, o Self não é uma super-entidade que sabe de forma independente, independente das coisas. Não há, como “Super-entidade”, nenhum Criador com o intelecto infinito. Deus não existe independentemente da criação. O que existe é a "qualidade total" (ou funcionamento) do Ultimate ou Realidade Absoluta variando ao longo das infinitas formas de manifestação, o que faz com que tudo e todos sejam "máscaras de Deus".
A Filosofia de Nisargadatta também pontua a nossa noção de causalidade como sendo mal interpretada. Ele entendeu que a interligação de diferentes forças do universo é tão vasta e inumerável, ​​que a noção de causalidade, tal como atualmente entendida, é errônea. Os fatores necessários para que nada aconteça significa que, no máximo, pode-se dizer que “tudo cria tudo”, e até mesmo as escolhas que fazemos são predeterminadas pelo nosso código genético, educação, esforços mentais e limitações assim como os nossos ideais éticos e filosóficos, etc.
Isso leva à noção radical de que não há o Livre-arbítrio. Segundo ele e outros mestres do Vedanta, uma vez que nossa verdadeira natureza ou a identidade não é a mente, não é o corpo, mas a testemunha da mente e do corpo, nós, como consciência pura, não fazemos nada. O corpo e a mente agem por sua própria iniciativa, e nós somos a testemunha deles, embora a mente, muitas vezes pensa que é o "criador”, ou seja, que age com livre-arbítrio e conhecimento de causa. Essa falsa idéia (de que a mente é o eu e responsável pelas ações) é o que nos impede de reconhecer nosso Self. Nisargadatta adverte:
"A força da vida [Prana] e a mente estão funcionando [por vontade própria], mas a mente vai tentá-lo a acreditar que ele é “você”. Portanto, é imperioso compreender sempre que você é o “eterno sem espaço”, a testemunha . E mesmo se a mente diz que você é a pessoa que está agindo, não acredite que é a mente -  [...] O aparelho [mente, do corpo], que está funcionando, que descerá sobre a sua essência original -  mas é você mesmo, que não é um  "aparelho” - A Medicina Ultimate, (p.54 - 70)

Entre seus discípulos mais conhecidos são Sailor Bob Adamson , Stephen Wolinsky ,  Jean Dunn, Alexander Smit, Robert Powell, Timothy Conway , e Ramesh Balsekar , Jack kornfeild.
http://en.wikipedia.org/wiki/Nisargadatta_Maharaj - Tradução de Monstrinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esse texto